Instituto Mara Gabrilli atende pessoas com deficiência na periferia de São Paulo

09/03/2016 - 12:36

criança durante atendimento com a psicóloga do projeto
No último sábado (5/3) o projeto Cadê Você? realizou o seu primeiro mutirão de atendimento do ano, que recebeu mais de 150 pessoas na Escola Estadual Amélia Kerr Nogueira, na zona sul de São Paulo. Com o Cadê Você?, o Instituto Mara Gabrilli (IMG) oferece orientações sobre direitos e realiza encaminhamentos para os serviços públicos disponíveis, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos que passam pelo mutirão.
 
Nessa edição o Cadê Você? teve a parceria das escolas da região, que ajudaram a formar o público com 51 pessoas com deficiência, predominando crianças e adolescentes da rede pública de ensino, que vieram junto com seus familiares ao mutirão. 
 
Dentre as deficiências atendidas, o mutirão contou com um maior percentual de pessoas com deficiência intelectual (30%) e deficiência física (26%), além de um grande número de pessoas sem diagnóstico preciso (20%). E a grande maioria dos encaminhamentos das assistentes sociais do projeto foi realizada para serviços de reabilitação da área de saúde.
 
O mutirão também ampliou sua atuação social com o apoio de adolescentes do Grêmio estudantil da Escola Amélia Kerr, que ajudaram a equipe do projeto na organização do mutirão e puderam participar da ação e conhecer mais sobre diversidade, inclusão e acessibilidade. 
 
Este foi o 35º mutirão do projeto Cadê Você? que já atendeu desde 2010 mais de 3 mil pessoas, em geral carentes de informações serviços públicos existentes e seus direitos. O projeto oferece orientações para estimulação precoce, reabilitação, apoio social e informações importantes sobre serviços oferecidos na cidade nas áreas de saúde, educação, trabalho, esporte, cultura e direitos.
 
O mutirão no Capão Redondo foi realizado com recurso doado pelo Bradesco. 
 

Mutirão do projeto Cadê Você? – Capão Redondo
Total de pessoas atendidas: 153
Total de pessoas com deficiência atendidas: 51
Profissionais participantes: 4 assistentes sociais, 4 psicólogas, 1 terapeuta ocupacional, 1 fonoaudióloga, 1 fisioterapeuta, 1 coordenador, 5 assistentes.
 
Tipos de deficiência atendidos:
Física: 13 
Intelectual: 15 
Múltipla: 2
Visual: 4
TGD: 4
Transtorno mental: 3
Sem diagnóstico: 10 
 
Encaminhamentos externo por área:
Saúde: 94
Educação: 7
Empregabilidade: 6
Benefícios: 12
Esporte/lazer/cultura/entretenimento: 14
Seating: 2

PATROCÍNIO